Volte ao SPIN

6 de abr. de 2011

Os óculos 3D e a arte viral


Gostei muito desta postagem e a trouxe prá cá para não perdê-la de vistaClone de "Os óculos 3D dispensáveis" Enviado por luisnassif, ter, 05/04/2011 - 15:33 Por IV Avatar do Rio Meia Ponte
Vc quer assisitir a um filme 3D usando os óculos ou piscando os olhos que nem uma asa de beija-flor ou borboleta?
Explico:



É que um louco descobrir que os óculos para 3D são dispensáveis
Segue link para o artigo na íntegra
Do Techtudo
Homem descobre como ver filmes em 3D sem usar óculos
Eduardo Moreira
Para o TechTudo
Nós sabemos. Você se animou com esta manchete. Mas podemos te dizer logo nas primeiras linhas que o post é mais humorístico do que comercial. Afinal, apesar de se aplicar a teoria da tecnologia 3D na prática, não dá para acreditar que esse tipo de invento possa realmente ser funcional. Do que se trata? Vamos aos fatos.

Todos nós sabemos que o grande desafio dos fabricantes que estão investindo milhões de dólares na tecnologia 3D é oferecer as imagens tridimensionais sem que o usuário seja obrigado a usar os tais óculos, ajustados para esse formato. Afinal de contas, temos que levar em conta a fadiga que esse acessório oferece depois de algumas horas de uso, e das pessoas que possuem as mais diversas deficiências visuais.
Muitas empresas acreditam que o formato 3D só vai se tornar popular quando ele se tornar mais "amigável" para a maioria dos usuários. E, se depender de Francois Vogel, parte da solução desse problema vai passar pelo seu sistema de 3D sem óculos. Bom, ele, pelo menos, acredita nisso.
Para o 3D funcionar, são necessárias duas imagens, uma para o olho esquerdo, outra para o olho direito, sendo reproduzidas alternadamente, em alta definição e com uma alta taxa de reprodução (para dar a sensação de movimento). O que os óculos fazem é simular essa alternância de imagens em uma velocidade muito alta, enganando os nossos olhos à ver imagens tridimensionais.
Pois bem. Nosso amigo Vogel anotou com cuidado essas informações e desenvolveu uma espécie de sensor de movimento para as pálpebras. Quando acionados, esses sensores atuam nos olhos de modo como que elas fiquem piscando à uma velocidade de 60 Hz, alternadamente.
Segundo Vogel, se a pessoa ver as imagens em uma TV 3D a 120 Hz, a pessoa verá as imagens em 3D sem os óculos, apenas com o piscar das pálpebras.
Fica muito difícil de acreditar que, mesmo ele aplicando um conceito corretamente, que realmente as pessoas possam ver imagens em 3D com seu invento. Além disso, dá pra se imaginar a dor nas pálpebras que o usuário terá depois de algum tempo com esses sensores intervindo no piscar dos olhos, de forma involuntária. Mas se você quiser ver o conceito de Vogel na prática, é só acionar o play no vídeo abaixo.
Agora imagina a sua família toda assistindo filme, em frente à televisão, piscando os olhos alucinadamente, graças ao invento de Vogel. Você ainda teria vontade de experimentá-lo?
Vídeos:   Veja o vídeo Compartilhar:

Select ratingNota 1Nota 2Nota 3Nota 4Nota 5Nota 1Nota 2Nota 3Nota 4Nota 5 Nenhum voto »

18 comentários imagem de Mota Re: Os óculos 3D dispensáveis ter, 05/04/2011 - 15:45 Mota
Tira isso daí, Nassif. É viral!
É um vídeo humorístico produzido por brasileiros. Já rola há algum tempo na rede, inclusive com o making off.
Média: Select ratingCancelarNota 1Nota 2Nota 3Nota 4Nota 5CancelarNota 1Nota 2Nota 3Nota 4Nota 5   Média: Select ratingCancelarNota 1Nota 2Nota 3Nota 4Nota 5CancelarNota 1Nota 2Nota 3Nota 4Nota 5

imagem de IV Avatar do Rio Meia Ponte Re: Os óculos 3D dispensáveis qua, 06/04/2011 - 04:54 IV Avatar do Rio Meia Ponte
Muito interessante a arte viral
http://acritica.uol.com.br/vida/Exposicao-Viral-Artemidia-chega-e-mail_0...
Exposição Viral de Artemídia: A arte chega por e-mail BÁRBARA NASCIMENTO O usuário que recebe o e-mail “Exposição Viral de Artemídia – Virus Artisticus”, deve usar a opção encaminhar do e-mail
O usuário que recebe o e-mail “Exposição Viral de Artemídia – Virus Artisticus”, deve usar a opção encaminhar do e-mail

Na década de 1960, a arte postal movimentava os bastidores do modernismo. O movimento funcionava numa rede de cartas, com troca de fotografias, selos, carimbos, objetos, colagens postais e envelopes. Hoje, com o advento do mundo digital, um grupo utiliza os mesmos conceitos do pioneiro grupo Fluxos – integrado por nomes como Pablo Picasso, Henri Matisse, Marcel Duchamp, Kurt Schwitters, Max Ernst e Francis Picabia – para disseminar a arte através de e-mails encaminhados. É a chamada ”Exposição Viral de Artemídia”.
Em Manaus, o professor de Artes Valter Mesquita foi o precursor da exposição viral "Virus Artisticus". O e-mail circula pela rede com obras digitais de diversos artistas. Cada um dos que recebem a correspondência eletrônica pode anexar seus trabalhos artísticos digitalizados à correspondência, que é encaminhada a outros contatos.
“Não tenho mais controle sobre o que as pessoas têm enviado. Quando enviei o primeiro e-mail, sabia que isso aconteceria. Já recebi e-mail de pessoas que estão na minha lista de contatos, mas que não sabiam que eu iniciei esse projeto. O legal é que, mesmo que eu pare com essa proposta, alguém pode dar continuidade ao trabalho. No final das contas, cada um monta sua própria exposição”, comenta o professor.
A intenção de Valter é promover a artemídia em Manaus. “A ideia surgiu como um projeto prático vinculado a uma palestra que ministrei sobre o tema ‘Arte e Tecnologia’”, conta o professor, que cursa mestrado em Ciências da Comunicação na Universidade Federal do Amazonas, voltado para a pesquisa das artes digitais.
Teia artística
De acordo com o professor, cada internauta tem a autonomia de inserir novos trabalhos ou deletar outros quando o limite de espaço chegar ao teto máximo. “É uma oportunidade que os artistas têm de usar uma mídia barata e com grande alcance”, falou o professor Valter.
Como no poema “Tecendo a Manhã”, de João Cabral de Melo Neto, Valter Mesquita acredita que os artistas estão criando uma teia. João Cabral dizia que "um galo sozinho não tece a manhã: ele precisará sempre de outros galos”. Assim pensa o professor. “Cada artista envia seus trabalhos a outros contatos e assim vamos disseminando a arte, sem prazo final estipulado, como nas exposições comuns. É um trabalho artístico coletivo, o crescimento do “vírus” artístico”.
Diretrizes
O usuário que recebe o e-mail “Exposição Viral de Artemídia – Virus Artisticus”, deve usar a opção encaminhar do e-mail. A regra básica é: não utilizar a função “responder” ou “responder a todos”. O objetivo é anexar mais trabalhos além dos anexos e encaminhá-los a outros usuários da lista de endereços.
Média: Select ratingCancelarNota 1Nota 2Nota 3Nota 4Nota 5CancelarNota 1Nota 2Nota 3Nota 4Nota 5   —
SPIN(link)
Média: Select ratingCancelarNota 1Nota 2Nota 3Nota 4Nota 5CancelarNota 1Nota 2Nota 3Nota 4Nota 5

imagem de Louzada Re: Os óculos 3D dispensáveis ter, 05/04/2011 - 15:53 Louzada
Tremenda barriga.
Tira isso dai, ta pagando mico, isso é que da não assistir o Fantastico. rsss
O Fantastico tb é cultura e evita esse mico.rsss
Média: Select ratingCancelarNota 1Nota 2Nota 3Nota 4Nota 5CancelarNota 1Nota 2Nota 3Nota 4Nota 5   Média: Select ratingCancelarNota 1Nota 2Nota 3Nota 4Nota 5CancelarNota 1Nota 2Nota 3Nota 4Nota 5

imagem de IV Avatar do Rio Meia Ponte Re: Os óculos 3D dispensáveis qua, 06/04/2011 - 06:10 IV Avatar do Rio Meia Ponte
A
A vida é teatro ou arte

http://paulocezargaspar.blogspot.com/Fantastico!!!!!!!!!!!!!!!!!
Postado por Paulo Cezar Gaspar às 5:56 PM





Média: Select ratingCancelarNota 1Nota 2Nota 3Nota 4Nota 5CancelarNota 1Nota 2Nota 3Nota 4Nota 5   —
SPIN(link)
Média: Select ratingCancelarNota 1Nota 2Nota 3Nota 4Nota 5CancelarNota 1Nota 2Nota 3Nota 4Nota 5

imagem de vinicius cezar dias Re: Os óculos 3D dispensáveis ter, 05/04/2011 - 16:06 vinicius cezar dias
è Nassif, acho que o pessoal do PIG te pegou, essa máteria é uma fraude, brincadeira pura e o proprio vídeo  não deixa dúvida quanto a isso. a leitura que se fará disso é, "pô um cara superexperiente, um jornalista macaco elho, um expert, e não checa fonte, não  questiona informação que recebe....
Média: Select ratingCancelarNota 1Nota 2Nota 3Nota 4Nota 5CancelarNota 1Nota 2Nota 3Nota 4Nota 5   Média: Select ratingCancelarNota 1Nota 2Nota 3Nota 4Nota 5CancelarNota 1Nota 2Nota 3Nota 4Nota 5

imagem de IV Avatar do Rio Meia Ponte Re: Os óculos 3D dispensáveis qua, 06/04/2011 - 05:03 IV Avatar do Rio Meia Ponte

O que é arte viral
http://www.acurvaviral.com/2010/02/01/arte-viral-o-retrato-de-conan-obri...
Arte Viral: o retrato de Conan O’Brien feito com Cheetos
É fascinante ver grandes artistas a trabalhar, e quando isso é gravado em video, por vezes tem o potencial de se tornar viral.
Isso é o que tem acontecido com um video a ser espalhado nestes dias, que mostra o utilizador do Youtube EclecticAsylumArt a fazer um retrato de Conan O’Brien com Cheetos (e alguma cola).

Da sua descrição, “mais de 50 pacotes de Cheetos de diferentes sabores foram suados para ter as diferentes cores, tamanhos, e formas.  Quase 2.000 Cheetos individuais foram usados para criar o retrato, tudo junto com gola e verniz.” Isso é impressionante!
E isto poderia muito ser (se na realidade não o é) um video viral para Cheetos, ou mesmo um anúncio de TV.
Teve 66.000 visualizações em 10 dias. Veja, de seguida:
http://www.youtube.com/watch?v=i2duYw2-yM4&feature=player_embedded#at=11
Média: Select ratingCancelarNota 1Nota 2Nota 3Nota 4Nota 5CancelarNota 1Nota 2Nota 3Nota 4Nota 5   —
SPIN(link)
Média: Select ratingCancelarNota 1Nota 2Nota 3Nota 4Nota 5CancelarNota 1Nota 2Nota 3Nota 4Nota 5

imagem de sap Re: Os óculos 3D dispensáveis ter, 05/04/2011 - 16:09 sap
ha, ha, ha, ha!

A barriga é velha, mas continua pegando muitos incautos!

E viva a Internet!
Média: Select ratingCancelarNota 1Nota 2Nota 3Nota 4Nota 5CancelarNota 1Nota 2Nota 3Nota 4Nota 5   Média: Select ratingCancelarNota 1Nota 2Nota 3Nota 4Nota 5CancelarNota 1Nota 2Nota 3Nota 4Nota 5

imagem de IV Avatar do Rio Meia Ponte Re: Os óculos 3D dispensáveis qua, 06/04/2011 - 05:12 IV Avatar do Rio Meia Ponte
Que bacana esta outra manifestação da arte viral, quer dizer, com vírus mesmo
http://biointerativa.com/glass-microbiology-arte-com-virus-e-bacterias/

Glass Microbiology – Arte com vírus e bactérias 4tweetsretweet   3Share


SARS


SARS
O artista Luke Jerram (http://www.lukejerram.com/) criou alguns dos vírus e bactérias em esculturas de vidros.  Ele criou p. ex., réplicas da varíola – conhecida por ser a doença que mais matou na história da humanidade até o recente HIV. Os trabalhos em vidro translúcido foram desenhados com a ajuda de vidrologistas e fotografias científicas. Estas esculturas de vidro transparente foram criadas para mostar como a  coloração artificial das imagens científicas afeta a nossa compreensão dos fenômenos biológicos. Segundo Jerram vírus e bactérias nos são mostrados com cores claras e fortes, mas na verdade são transparentes. A concepção natural que temos devem-se à influências das representações artísticas.




H1N1


H1N1



Variola


Variola
Média: Select ratingCancelarNota 1Nota 2Nota 3Nota 4Nota 5CancelarNota 1Nota 2Nota 3Nota 4Nota 5   —
SPIN(link)
Média: Select ratingCancelarNota 1Nota 2Nota 3Nota 4Nota 5CancelarNota 1Nota 2Nota 3Nota 4Nota 5

imagem de Denis Oliveira Re: Os óculos 3D dispensáveis ter, 05/04/2011 - 16:12 Denis Oliveira
Nassif, como o pessoal disse, isso já foi desmentido até no fantástico.
Foi uma agência brasileira que produziu o vídeo com um amigo francês. Eles até colocaram o Tadeu Shmidt no tal truque e no mesmo ambiente.
Média: Select ratingCancelarNota 1Nota 2Nota 3Nota 4Nota 5CancelarNota 1Nota 2Nota 3Nota 4Nota 5   Média: Select ratingCancelarNota 1Nota 2Nota 3Nota 4Nota 5CancelarNota 1Nota 2Nota 3Nota 4Nota 5

imagem de IV Avatar do Rio Meia Ponte Re: Os óculos 3D dispensáveis qua, 06/04/2011 - 06:05 IV Avatar do Rio Meia Ponte
Um piscador desses venderia horrores
Mais arte viral
http://paulocezargaspar.blogspot.com/2006/09/arte-viralcoisa-de-louco-essas.htmlArte Viral...coisa de louco essas pinturas
Postado por Paulo Cezar Gaspar


blog_chao3.jpg
blog_chao1.jpg
blog_chao2.jpg



Eu já havia recebido, por e-mail, algumas destas imagens há um tempo atrás mas não tinha enxergado do ponto de vista guerrilheiro.
Além do trabalho primoroso do artista, o que chama atenção é a interação que o cara provoca entre as pinturas no chão e os transeuntes. É impossível não sentir-se seduzido pelo trabalho do cara. E em meio a essa sedução toda, uma garrafa da Coca-cola, um notebook Sony... o cara inventou um novo tipo de mídia. Floordoor...rs
Surpreendente, interativo, alto poder de fixação e extremamente virótico, não?!?
Média: Select ratingCancelarNota 1Nota 2Nota 3Nota 4Nota 5CancelarNota 1Nota 2Nota 3Nota 4Nota 5   —
SPIN(link)
Média: Select ratingCancelarNota 1Nota 2Nota 3Nota 4Nota 5CancelarNota 1Nota 2Nota 3Nota 4Nota 5

imagem de Daniel Campos Re: Os óculos 3D dispensáveis ter, 05/04/2011 - 16:32 Daniel Campos
Meu deus... Tentar achar a história original é a mesma coisa que "garimpar" em camadas e mais camadas de sites. o techtudo puxa do engadget que por sua vez puxa do Kotaku, que por sua vez não consegui ver porquê o proxy não permite sites associados à jogos de computador
Média: Select ratingCancelarNota 1Nota 2Nota 3Nota 4Nota 5CancelarNota 1Nota 2Nota 3Nota 4Nota 5   Média: Select ratingCancelarNota 1Nota 2Nota 3Nota 4Nota 5CancelarNota 1Nota 2Nota 3Nota 4Nota 5

imagem de Eduardo Gomes Re: Os óculos 3D dispensáveis ter, 05/04/2011 - 16:51 Eduardo Gomes
Parabéns, vc acaba de ser trollado. E com força.
Média: Select ratingCancelarNota 1Nota 2Nota 3Nota 4Nota 5CancelarNota 1Nota 2Nota 3Nota 4Nota 5   Média: Select ratingCancelarNota 1Nota 2Nota 3Nota 4Nota 5CancelarNota 1Nota 2Nota 3Nota 4Nota 5

imagem de Luiz Carlos Valori Re: Os óculos 3D dispensáveis ter, 05/04/2011 - 17:06 Luiz Carlos Valori
Não acredito!!!
Até aqui esse vídeo!!!
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Média: Select ratingCancelarNota 1Nota 2Nota 3Nota 4Nota 5CancelarNota 1Nota 2Nota 3Nota 4Nota 5   Média: Select ratingCancelarNota 1Nota 2Nota 3Nota 4Nota 5CancelarNota 1Nota 2Nota 3Nota 4Nota 5

imagem de Ivan Moraes Re: Os óculos 3D dispensáveis ter, 05/04/2011 - 17:13 Ivan Moraes
Ah, bom!  A g o r a  entendi, Avatar!  Agora eu rio!
Como piada, eh hilario!  Nao funcionaria como tecnologia sem danos neurologicos serios, mas muito bom como piada!
Média: Select ratingCancelarNota 1Nota 2Nota 3Nota 4Nota 5CancelarNota 1Nota 2Nota 3Nota 4Nota 5   —
IAMoraes --Union, NJ
Média: Select ratingCancelarNota 1Nota 2Nota 3Nota 4Nota 5CancelarNota 1Nota 2Nota 3Nota 4Nota 5

imagem de IV Avatar do Rio Meia Ponte Re: Os óculos 3D dispensáveis qua, 06/04/2011 - 05:20 IV Avatar do Rio Meia Ponte
Ivan, esta piscader deve ser um ótimo para relaxar a região dos olhos, drenar, etc, os oftomologistas que se cuidem...rrssss
Média: Select ratingCancelarNota 1Nota 2Nota 3Nota 4Nota 5CancelarNota 1Nota 2Nota 3Nota 4Nota 5   —
SPIN(link)
Média: Select ratingCancelarNota 1Nota 2Nota 3Nota 4Nota 5CancelarNota 1Nota 2Nota 3Nota 4Nota 5

imagem de felipe3 Re: Os óculos 3D dispensáveis ter, 05/04/2011 - 18:15 felipe3
turma, esse video foi feito por um diretor brasileiro e produzido pela O2.
era uma piada feita justamemnte pro video aparecer em lugares como esse blog. e deu certo.
é realmente bem feito. tem ate video de gente tentando repetir a tecnica.
o Fantastico ja fez uma materia sobre esse video entrevistanto, inclusive, o criadores.
Média: Select ratingCancelarNota 1Nota 2Nota 3Nota 4Nota 5CancelarNota 1Nota 2Nota 3Nota 4Nota 5   Média: Select ratingCancelarNota 1Nota 2Nota 3Nota 4Nota 5CancelarNota 1Nota 2Nota 3Nota 4Nota 5

imagem de IV Avatar do Rio Meia Ponte Re: Os óculos 3D dispensáveis ter, 05/04/2011 - 21:43 IV Avatar do Rio Meia Ponte
Falando em arte viral, alô pernambucanos,  será inaugurada nesta semana o B³ que estará aberto para a arte viral bem como para outras manifestações baseadas na internet,
Do Facebook do B³

B³ tem a ver com a difusão por instrumentos e plataformas abertas para todas as formas de práticas digitais associadas com outros meios artísticos com transmissão em fluxo. Experimentações de artistas ou grupos e coletivos que se caracterizem pelo uso de sistemas de informação em meios eletrônicos e digitais.
Os processos desenvolvidos pelo computador estão no centro de uma transformação dos nossos modos de pensar e de agir. E a criação contemporânea participa, acompanha e antecipa às vezes estas transformações. BCUBICO inscreve-se nesta transmissão. Situada no Recife, é uma agencia de conexão que torna acessíveis ao Nordeste do Brasil obras, caminhos, processos e agenciamentos contemporâneos que vão do cinematográfico ao virtual. O fluxo das imagens nos permite mostrar propostas raramente vistas na região.
B³ é um lugar de aprendizagem e consulta de documentos, filmes e obras numéricas, promovendo leituras, cursos, oficinas e debates para diferentes públicos.
B³ apoiará projetos de criação de obras de arte interativas ou transmidiáticas, web-art, Net- arte, Ciberarte, Bioarte, Gamearte, Arte Viral, TV web, Mídias Móveis e Intervenções Urbanas com mídias digitais, performances de cinema ao vivo, Dança & Tecnologia, Realidade Virtual, Arte Gambiarra, Tecnologias Imersivas, Música eletroacústica, Ações de Midiativismo, Performances Híbridas com meios digitais e outras linguagens artísticas.
B³ é uma iniciativa de César Barros, yann beauvais e Edson Barrus, e funciona de quarta-feira a sábado de 14 às 19 horas.
B³ is dealing with the spread of open platforms and tools for all forms of digital practices associated with media to broadcast in flux. Experimentation by artists and collectives that are characterized by the use of information systems in electronic and digital media.
The processes developed by the computer are transforming our ways of thinking and acting. Contemporary creation participates, follows and sometimes anticipate these transformations. BCUBICO surf within this transmission. Located in Recife, BCUBICO  is a connecting agency for which works, paths, processes and assemblages that range from contemporary film to virtual are available for the Nordeste region of Brasil. The flow of images allows us to showcase proposals rarely seen in the region.
B³ is a place of learning and consultation documents, films and digital works promoting lectures, courses, workshops and debates for different audiences.
B³ will stand for works of art or interactive expanded medias, web art, net art, Ciberarte, bio, GameArt, Arts, Viral, Web TV, Mobile Media and Urban Interventions with digital media, live theater performances, dance and technology, VR, AR, immersive technologies, electronic musics, media activsm. Hybrid performance with digital media and other art forms.
B ³ is an initiative of César Barros, yann beauvais and Edson Barrus. Open from Wednesday to Saturday: 14 to 19 hours.
Média: Select ratingCancelarNota 1Nota 2Nota 3Nota 4Nota 5CancelarNota 1Nota 2Nota 3Nota 4Nota 5   —
SPIN(link)
Média: Select ratingCancelarNota 1Nota 2Nota 3Nota 4Nota 5CancelarNota 1Nota 2Nota 3Nota 4Nota 5

imagem de Ana Paula12 Re: Os óculos 3D dispensáveis
qua, 06/04/2011 - 05:24
Ana Paula12
Neste blog a gente aprende muita coisa, agora sei o que é arte viral
Ou não...rrsss


http://www.advivo.com.br/blog/iv-avatar-do-rio-meia-ponte/os-oculos-3d-e-a-arte-viral

Nenhum comentário:

Postar um comentário