Volte ao SPIN

8 de abr. de 2011

Arte e tecnologia: Alemão Thomas Köner inaugura galeria Bcúbico

Por Diana Moura, Jornal do Commercio

De trás para frente: Cesar Barros, Yan Beauveais e Edson Barrus.

Ricardo B. Lebastier/JC Imagem

Galeria é primeira do Estado exclusivamente especializada em mídias digitais

 

O Recife ganha nesta quinta-feira (dia 7/4) a B³ (lê-se Bcúbico), primeira galeria do Estado exclusivamente especializada em mídias digitais. A iniciativa é compartilhada pelo arquiteto César Barros e pelos artistas Yan Beauvais e Edson Barrus.

O espaço é reservado para criações que utilizem a tecnologia como suporte, seja em vídeo, fotografia, instalações. Segundo Edson, não se trata apenas de privilegiar o computador como ferramenta. É preciso que toda a pesquisa plástica seja intermediada pelo digital.

A obra de inauguração da B³ é assinada pelo artista alemão Thomas Köner, que transita pelo universo das artes plásticas e do vídeo contemporâneo, com peças em diversos formatos. Na galeria recifense, ele apresenta o vídeo La barca e uma instalação em áudio que cria um ambiente imersivo.
Para apresentar a obra dos artistas, a B³ dispõe de três ambientes. O primeiro é voltado para instalações, o segundo para mostras de vídeo e o terceiro é reservado para o acervo do Espaço Multimídia Gantner, uma importante biblioteca francesa com filmes, vídeos e discoteca digital disponíveis para consulta.

O maior desafio da galeria é instigar no público pernambucano o desejo pelo consumo de obras de arte digital. Abertura da exposição do artista plástico alemão Thomas Köner e inauguração da B³, hoje, às 19h.

Serviços

Abertura da exposição do artista plástico alemão Thomas Köner e inauguração da B³, hoje, às 19h. A galeria ocupa o quinto andar de um prédio na Rua do Bom Jesus, nº 172, Bairro do Recife

http://jconline.ne10.uol.com.br/canal/cultura/artes-plasticas/noticia/2011/04/07/alemao-thomas-koner-inaugura-galeria-bcubico-1015.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário